Psicologia Clínica

Como você pode se beneficiar da Psicologia Clínica

Você já se sentiu sobrecarregado, triste ou sem rumo? Saiba que não está sozinho, o número de pessoas que buscam ajuda psicológica no Brasil aumentou exponencialmente nos últimos anos.

A psicologia clínica pode beneficiar diversos aspectos da vida, tanto pessoais como profissionais. As psicoterapias proporcionam maior autoconhecimento, auxiliam na superação de eventos traumáticos e na solução de conflitos, além de melhorar a qualidade de vida e saúde mental de forma geral.

O preconceito, apesar de ainda existente, diminuiu muito ao decorrer dos anos, com as psicoterapias cada vez mais ocupando espaço no autocuidado cotidiano de milhares de brasileiros. Saiba mais sobre os benefícios dessa prática!

O que é Psicologia Clínica?

A psicologia estuda o comportamento humano e seus processos de pensamento, bem como a interação do indivíduo com o ambiente. O psicólogo é, portanto, o profissional qualificado para identificar patologias e ajudar na redução do estresse e da dor emocional.

A Psicologia clínica é uma área de estudos dedicada ao tratamento, diagnóstico e intervenção dos sintomas e causas de distúrbios mentais, atendendo pacientes de todas as idades e contextos sociais. É uma forma de atuação inserida na disciplina da Psicologia, cujo foco é a realização de atendimentos individualizados e autônomos em um consultório particular.

A concepção clássica de psicologia clínica consiste em ser uma disciplina preocupada com o ajustamento psicológico do indivíduo, buscando o psicodiagnóstico através da terapia individual ou grupal. Através da escuta cuidadosa e análise do paciente, o atendimento do psicólogo tem por objetivo:

● Identificar causas de sofrimento mental
● Promover o autoconhecimento do paciente
● Tratar e restabelecer a saúde mental

Quando devo buscar ajuda psicológica?

Não existe um único momento ideal para buscar ajuda. Você pode optar por receber auxílio psicológico sempre que não conseguir ter respostas ou soluções para as suas próprias perguntas ou conflitos diários.

Além disso, existem alguns sinais de que a ajuda pode ser necessária. Quando notar o surgimento de um ou mais dos sintomas citados abaixo, de forma que estes atrapalhem a sua rotina, pode ser hora de buscar a psicologia clínica como forma de ajuda no alívio de sintomas. Entre eles, podemos destacar:

● Insônia ou sonolência durante maior parte do dia;
● Aumento ou perda significativa de peso;
● Aumento ou diminuição do apetite;
● Medo ou desmotivação para criar novos projetos de vida;
● Autoestima rebaixada ou autossabotagem para tomar decisões;
● Dificuldades para lidar com frustrações;
● Autocobrança excessiva.

A presença dos psicólogos têm sido cada vez mais notada em diversos âmbitos: em grandes empresas, em políticas de saúde pública e também no acompanhamento da saúde mental de cada indivíduo.

Quais os benefícios que a psicologia clínica traz?

O número de pessoas que se conscientizam sobre a importância da saúde mental tem aumentado de forma significativa. Cuidar da mente traz efeitos positivos para o paciente, promovendo uma vida mais equilibrada, feliz e satisfatória. Com uma frequência cada vez maior, as pessoas têm buscado o auxílio de psicólogos como forma de se conhecerem melhor e cuidar da saúde mental de forma preventiva, e não apenas como tratamento.

Relatar as experiências de vida pode favorecer uma percepção mais objetiva e ampla de eventos, bem como a expandir a capacidade de lidar com situações que evocam forte resposta emocional. Além disso, também permite o reconhecimento total do impacto destes acontecimentos, de forma que torna mais fácil lidar com eles.

Funcionando como um facilitador do desenvolvimento emocional do paciente, ajudando a compreender, aceitar e assimilar da melhor forma suas experiências de vida, trazendo resultados positivos no ambiente social, familiar e profissional. A psicologia clínica pode ajudar você a retomar o controle de sua narrativa, através de intervenções que auxiliam a lidar melhor com as emoções e conflitos, estabelecendo condutas mais saudáveis para o cotidiano.

Confie sua saúde em quem entende! A Clínica Humanittá é uma empresa de serviços médicos que conta com profissionais especializados e qualificados em diversas áreas. Trabalhamos com um conceito de medicina integrada, individualizando o paciente conforme suas necessidades, para trazer um melhor diagnóstico e tratamento.

Encontre a profissional de Psicologia Clínica na Clínica Humanittá.

Então, se você procura marcar uma consulta com uma profissional psicóloga clínica, você pode entrar em contato conosco da Clínica Humanittá e marcar com a Dra Ariana Christófaro.
A Dra. Ariana Christófaro Fernandes é psicóloga da clínica Humanittá, e mesma realizou sua especialização pela USP em Psicologia Clínica Hospitalar no hospital Incor -SP. Tem experiência na área clínica, realizou diversos cursos na área e atende adolescentes e adultos.

Psicologia Clínica

Como você pode se beneficiar da Psicologia Clínica

O que é Psicologia Clínica?

● Identificar causas de sofrimento mental
● Promover o autoconhecimento do paciente
● Tratar e restabelecer a saúde mental

Quando devo buscar ajuda psicológica?

● Insônia ou sonolência durante maior parte do dia;
● Aumento ou perda significativa de peso;
● Aumento ou diminuição do apetite;
● Medo ou desmotivação para criar novos projetos de vida;
● Autoestima rebaixada ou autossabotagem para tomar decisões;
● Dificuldades para lidar com frustrações;
● Autocobrança excessiva.

Quais os benefícios que a psicologia clínica traz?

Encontre a profissional de Psicologia Clínica na Clínica Humanittá.

ENTRE EM CONTATO E

PREENCHA O FORMULÁRIO E EM BREVE RETORNAREMOS O CONTATO.

Nome:*

Telefone:*

Como podemos ajudar?

DermatologistaGinecologistaObstetraNutricionistaEndocrinologistaOutros

Melhor horário para retornar o contato:

Mensagem:

ONDE ESTAMOS?

AV. PEDROSO DE MORAIS, 457 - CONJUNTO 202
    PINHEIROS, SÃO PAULO - SP, 05419-000

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
    SEG A SEXTA 08:00 ÀS 20:00
    SÁBADO 08:00 ÀS 12:00
    Em que posso ajudar?
    Entre em contato por WhatsApp, clique e envie sua mensagem.